HOME › NOTÍCIAS ›› Casa Fundação Luís Figo vai nascer em Algés

26.01.2017

Casa Fundação Luís Figo vai nascer em Algés

A "CASA FUNDAÇÃO LUÍS FIGO" vai nascer da requalificação e adaptação das antigas instalações da Escola Sofia de Carvalho, em Algés, Concelho de Oeiras.

Foi assinado no local o protocolo entre as três entidades que tornarão possível esta obra: a Fundação Luís Figo, a Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce (EMDIIP) e a Câmara Municipal de Oeiras. Na cerimónia de assinatura do protocolo e de apresentação da Casa estiveram presentes, Paulo Vistas, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, André Rica, Presidente da EMDIIP, bem como Luís Figo, enquanto Presidente da sua Fundação e mentor do projeto.

Trata-se de um sonho antigo da Fundação Luís Figo que, enquanto promotora do projeto, contribui com meio milhão de euros para a transformação do espaço da antiga Escola Sofia de Carvalho, cedido pela Câmara Municipal de Oeiras em regime de comodato à EMDIIP, doando também 250 mil euros para a requalificação do espaço.

Será a EMDIIP - Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce a IPSS responsável pelo planeamento das respostas sociais e pela gestão do funcionamento da Casa Fundação Luís Figo, sob direção conjunta das duas instituições.

A Casa Fundação Luís Figo terá múltiplas valências: um Lar de Infância e Juventude, com capacidade para acolher até 30 jovens entre os 12 e 18 anos; um Centro de Apoio Familiar e Acompanhamento Parental (CAFAP), dando apoio a mais de 100 famílias; um Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), com capacidade para 40 crianças; e, por fim, um Centro de Investigação e Avaliação (CIA) que acompanhará cerca de 250 crianças.

Esta Casa pretende ser uma resposta inovadora a nível nacional às necessidades das famílias, crianças e jovens em risco social, biológico ou que manifestem doença mental, dificuldades no desenvolvimento ou condição de deficiência.

Para Luís Figo, “Este é um dia muito importante para a minha Fundação, pois representa o primeiro passo para a concretização de um sonho antigo: a materialização de um projeto que integra multivalências num mesmo espaço. A Casa Fundação Luís Figo, com o apoio da Câmara de Oeiras e a gestão experiente da EMDIIP, pretende estabelecer uma cooperação estreita com entidades e serviços da comunidade vocacionados para a prestação de apoios adequados às necessidades das famílias, das crianças e dos jovens, designadamente nas áreas da educação e saúde, da justiça, da segurança social, do emprego e da formação profissional. Para nós, esta Casa representa um grande desafio, pois vem ao encontro do principal objetivo da Fundação, sempre presente, de continuar a realizar um trabalho criterioso, consistente e credível, com base nas premissas de solidariedade, igualdade, e criação de oportunidades para as crianças e jovens que mais precisam”, conclui Luís Figo

ver clipping                                                                                                              ver imagens

Fundação Luís Figo © 2016   |  by