HOME › NOTÍCIAS ›› Fundação Luís Figo premeia alunos com ...

Fundação Luís Figo premeia alunos com Universidade de Verão, em Coimbra.
Projeto “Para um melhor 2014” dá os seus primeiros passos.

A 23 de Julho de 2012, 30 dos cerca de 150 alunos de 7 agrupamentos do Programa TEIP - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, que frequentam o Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva, começaram a viver a experiência de uma semana passada numa Universidade de Verão, na Universidade de Coimbra, onde fizeram parte do ambiente e espírito universitários. Esta iniciativa, financiada pela Fundação Luis Figo, integrou-se no projeto “Para um Melhor 2014”, que pretende aumentar o grau de motivação dos alunos para os estudos, prevenindo o abandono e insucesso escolar.

Estes alunos ficaram alojados numa residência universitária, tendo sido recebidos com um jantar que contou com a presença do próprio reitor da Universidade de Coimbra. O programa incluiu também um concerto ao ar livre, um peddy paper, atuação de tunas e a tradicional serenata. Paralelamente a estas ações, os alunos tiveram também um programa de atividades ligadas ao desporto com workshops de escalada e patinagem; hidroginástica e várias conferências sobre o tema.

Esta foi a primeira etapa deste projeto da Fundação Luis Figo, de forma a criar condições para promover a frequência escolar até ao ensino universitário, acompanhando os estudantes que finalizaram agora o 10º ano, inseridos neste programa, até 2014, atribuindo bolsas aos melhores alunos, para que possam frequentar o ensino superior, financiando as suas propinas.

Os alunos premiados pela Fundação Luis Figo, foram aqueles que se distinguiram pelo seu nível de excelência ao longo do ano letivo, bem como, pelo seu esforço e progressão.

Sara Souto, Diretora-Geral da Fundação, em visita à Universidade de Verão, afirmou: “Queremos com este projeto motivar estes alunos e lançar as bases para os tornar adultos mais completos, quer no aspeto humano quer no profissional, mostrando-lhes que, com dedicação e empenho, a universidade pode ser possível para todos”.

O Projeto “Para um Melhor 2014” insere-se no âmbito do protocolo assinado, em 2007, entre a Fundação Luis Figo e o Ministério da Educação para apoiar os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária - TEIP.

ver clipping                                                                                                                      ver imagens


 Testemunho
 

Testemunho dos professores que acompanharam os alunos, premiados pela FLF no Projeto “Para Um Melhor 2014”, na Universidade de Verão em Coimbra

Os Professores do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, pertencentes às escolas TEIP, acompanharam a atividade dos seus alunos na Universidade de Verão, em Coimbra, prémio atribuído pela Fundação Luís Figo, e foram unânimes em considerar que a iniciativa desta fundação não podia ser mais oportuna e muito bem vinda para a melhoria do sucesso educativo do curso que os seus alunos frequentam.
No entendimento dos professores, “a maioria dos alunos inscritos neste curso não têm verdadeira noção da abrangência do Desporto enquanto área de formação e o seu meio socioeconómico desfavorecido releva-se como um desvantagem quanto à perceção dessa realidade, quanto à necessidade de aplicação no estudo e, sobretudo, quanto à possibilidade de prosseguimento de estudos.“
A experiência dos seus alunos na universidade de verão foi tida como “uma oportunidade única dos alunos saírem da sua zona habitacional, experimentarem várias atividades desportivas em contextos diferenciados, atividades de grupo lúdicas e culturais, onde o vislumbre da vida académica lhes aguçou o apetite por tentar chegar mais longe nos estudos. O espírito de grupo foi incrível e a saudade antecipada, no final da semana, estava estampada no rosto de cada um.“
Os docentes afirmaram que “os alunos premiados pela Fundação Luís Figo ficaram visivelmente motivados para a aplicação no estudo e, se na altura em que foram nomeados para receber o prémio já foram um exemplo para os seus colegas, serão agora, com certeza, o testemunho de que vale a pena estudar. E… quem sabe, até prosseguir estudos, para tentar obter uma vida melhor!"

Os Professores Inês Faria, Sandra Santos, Cirilo Marinho, Jorge Dias e Sofia Canossa


 
 

Politica de Privacidade | Avisos Legais
Fundação Luís Figo © 2018   |  by