HOME › NOTÍCIAS ›› Dupla Imbatível

06.06.2009

Dupla Imbatível

Luís Figo & Sara Souto (in Semanário Económico)

Palavra e mais palavra, descobrem inquietações comuns. "Ambos gostamos de fazer algo pelos outros, temos disponibilidade para o fazer e acreditamos que isso é possível". Um amigo comum havia-os apresentado. O convite para assumir a Direcção da Fundação Luís Figo pareceu-lhe interessante.

Enquanto directora, Sara Souto é responsável pelo planeamento, organização e controlo dos projectos da Fundação; pela procura de parceiros; pela gestão dos recursos humanos e financeiros da Fundação e pela sua representação institucional. Quanto a Luís Figo, presidente da instituição, acompanha todas as actividades (apesar dos quilómetros que o separam) e sempre que necessário desloca-se a Lisboa. "A última palavra é sempre dele... a última e muitas vezes a primeira!", conta a directora-geral. Figo sugere iniciativas e projectos, presentes e futuros.

Das iniciativas desenvolvidas pela Fundação, o jogo "All Stars" – o próximo é já no dia 13 de Junho em Genebra, na Suíça – é o que mais fundos angaria e, provavelmente, o mais conhecido. Mas o currículo da Instituição estende-se a projectos como a Luís Figo Cup (Desporto Escolar), UNICEF, Casa Ronald McDonald e Filhos do Coração (Gana). Actualmente, são parceiros da "Earthwater" – uma água mineral embalada, ambiental e socialmente responsável. Parte da receita reverterá a favor de um objectivo da marca: angariar cinco milhões de dólares até 2013, que doará ao Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados. Com o livro de banda desenhada "Luís Figo e a taça mundial contra a tuberculose", onde o protagonista ensina a prevenir a doença, e que pretende erradicar a tuberculose – e que conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde. Através da ajuda na reconstrução da Casa das Cores – um acolhimento temporário de crianças em perigo, vítimas de maus-tratos e/ou negligência. As campanhas de distribuição de presentes em hospitais, escolas e instituições de Solidariedade Social e passeios nos dias Mundial da Criança e Natal.

Sara Souto tem 41 anos e uma licenciatura em Gestão pela Universidade Católica. Acumula experiência profissional em projectos ligados ao marketing, comunicação e gestão e aulas leccionadas no INP – Instituto de Novas Profissões e no ISCEM – Instituto Superior de Comunicação Empresarial. Desde Maio de 2008, conduz a Fundação Luís Figo a par com a docência universitária.

Quanto a Figo, dispensa apresentações. "A Fundação quer ser a alavanca para a felicidade de muitas crianças e jovens que só precisam de um apoio e mão amiga. Enquanto figura pública com possibilidade de ajudar, não posso olhar com indiferença para algumas injustiças que sinto que podem e devem ser combatidas", revela. Missão que vai sendo cumprida, já que a sua presença já é motivo de felicidade para muitas crianças.