HOME › FUNDAÇÃO › Mensagem do Presidente da FLF

Luís Figo

O Desporto em geral e o Futebol em particular são hoje, e cada vez mais, uma Paixão.

Como fenómeno de comportamento, o Futebol faz vibrar, reagir, saltar, rir, chorar, gritar de igual modo gente de todos os cantos do Mundo, das urbes modernas e sofisticadas do Ocidente aos extremos da Austrália e do Pacífico, ou ainda de qualquer aldeia perdida da Ásia central ou da África mais profunda. Independentemente da idade, da língua, da cor da pele, da condição social ou crédito religioso.

O Futebol, que é Paixão, torna-se assim linguagem, provavelmente mesmo uma das mais poderosas linguagens universais de sempre. E são essas características essenciais – Paixão e Linguagem Universal – que lhe conferem a força e a capacidade de mobilização que hoje, unanimemente, lhe são reconhecidas.

Ser capaz de colocar essa força e essa capacidade de mobilização, de pessoas e de vontades, ao serviço não só do espectáculo e duma economia própria e legítima, mas também de causas sociais, de dimensão e alcance igualmente universais, é hoje, por força maior de razão, um enorme potencial do Futebol mas também uma responsabilidade dos seus protagonistas, que o mesmo é dizer, de dirigentes, de técnicos e sobretudo de todos nós, futebolistas profissionais.

É pensando nestes termos que eu próprio, através da Fundação Luís Figo, criada em 2003, e à qual presido, tenho procurado orientar esforços, energias e recursos para Projectos de Intervenção Social, no centro dos quais estão as crianças, reconhecidamente o melhor que o Mundo tem para nos dar e, simultaneamente, dos seres mais carenciados e necessitados, à escala do Universo.

Desta Fundação fazem parte Mecenas, amigos, patrocinadores e colaboradores que tal como eu partilham da mesma visão do papel do Futebol, da sua força universal, que é também uma tremenda responsabilidade, que pode e deve ser posta, generosa e desinteressadamente, ao serviço de causas tão dignas e ao mesmo tempo tão óbvias, como sejam a de ajudar as crianças.

A todos vós, adeptos e simpatizantes do Futebol ou meros cidadãos, conscientes das suas responsabilidades cívicas, deixo o meu convite, em nome da Fundação Luís Figo, juntem-se a nós, conheçam o nosso trabalho e deixem-se conduzir pela Paixão do Futebol e pelo sentimento gratificante de ser Solidário com as crianças do Mundo.

A todos, antecipadamente, o meu Muito Obrigado!

Fundação Luís Figo © 2017   |  by